domingo, 27 de abril de 2008

Meu ídolo

Este ano fiz 32 anos.Sinto-me como se tivesse 20 e até poderia dizer que tenho 25,se não fosse esta mania de alardear que meu símbolo sexual é o Chico Buarque.Como assim?Perguntam-me:Chico Buarque?Mas ele é do tempo da sua mãe.
E quem disse que gênio conta tempo?que talento tem idade?que ídolo fica velho?
Pensava eu já ter ultrapassado este tipo de delírio juvenil, mas não. Esta noite, sonhei que assistia a um concerto de Chico Buarque e que, vá lá a saber-se porquê, este me chamava para cantar com ele A Mais Bonita Sem surpresa, subi para o palco e cantamos num emotivo dueto (estranhamente, a minha voz era igualzinha à da Bethânia, até nas fífias).
Acordei com uma sensação de beatude e satisfação, como quando se acaba de ter sexo, foi muito bom e apetece fumar um cigarro. Fiquei por momentos a pensar nos olhos azuis de Chico e a tentar perceber porque é que um sessentão franzino, de nariz abatatado e peles caídas, tem este efeito devastador nas mulheres - até nas que, como eu, descrêem da bondade da natureza humana e são impermeáveis à adoração de estranhos, sejam estes bonitos e/ou talentosos.

Chico Buarque tem um talento raríssimo, que de tão óbvio e escarrapachado se torna quase pornográfico: é um poeta que se consegue pôr no lugar das mulheres - não porque seja gay ou transformista, mas porque está atento, já teve muitas e sabe do que a casa gasta.

Chico não só incorpora em si o feminino como vai mais longe, descrevendo o modo como este vê o lado masculino (eu de dia sou sua flor/eu de noite sou seu cavalo).
Embevecidas pelo facto de alguém nos traduzir e compreender (quando, às vezes, nem nós mesmas o conseguimos fazer), agradecemos e choramos por mais, claro.

7 comentários:

Ricardo Rayol disse...

caraca, mas não é que deu uma baita explicação?

Débora disse...

Oi,amiga
Ah,nem me fale!!Adoro o Chico e só tenho 20 aninhos....Desde pequena aprendi com minha mãe a ouvir e interpretar as letras do Chico...Ele deve ter sido muito bonito mesmo...ainda está um coroa enxuto e aqueles olhos...Mmm!1rsrsr
Gosto muito de uma música dele chamada "Olhos nos Olhos"...Parabéns pelo texto!Está muito bem escrito!
Bjs

anderson.head disse...

Saudações rubro-negras!!

Chico Buarque?? só sei que ele está virando rubro-negro!! ontem ele estava lá no maraca... diz ele que era para acompanhar o neto...

sobre as músicas... hmmm, não curto.

até

.. disse...

Ah,Chico
Nem me fale....creio que é ídolo de toda mulher romântica...
Dele gosto de tanta música que não saberia escolher a melhor..mas,creio que Vitrine é a minha preferida..

Grande beijo

*Já tem novo post da Jô

Bonequinha de Luxo disse...

Oi,lindinha

Tem bom gosto....Chico é um filósofo da MPB,principalmente da mente e coração femininos..

beijos

*Tô voltando

Fatima Gama disse...

Que sonho heim amiga, nossa, acho ele lindo e muito charmoso, adoro suas músicas e sempre digo que ele é muito inteligente, acho que é o melhor da nossa MPB, bjs

Adriano Caroso disse...

Várias vezes tentei escrever sobre Chico. Até já ensaiei umas palavras mas sua definição é perfeita. Eu não sou gay mas acho ele lindo. Queria ser ele por um dia, dentre outras coisas pra escrever o que ele escreve e, também, para exercer esse fascínio sobre as mulheres. Ouvir Chico é como fazer sexo. Quando acaba dá uma sensação de satisfação plena, vontade de fumar um cigarro e de beijar a mulher ao lado até que o sono tome conta da gente...
Vou te mandar dois links que falo sobre ele. Um de forma ostensiva, outro de forma discreta. Se você lê-los, entenderá o que eu acho de Chico.
Beijos!
http://adrianocaroso.blogspot.com/2007/04/budapeste-de-chico-buarque-sandra.html
http://adrianocaroso.blogspot.com/2008/04/uma-menina.html