sábado, 17 de maio de 2008

A Pergunta que Não quer Calar...


Não me aventuro mais a ir ao centro de carro.Estacionar por aqui está pior do que em São Paulo.
Ontem resolvi experimentar o metrô!Peguei uma revista e lá fui eu.Comecei a ler uma crônica na revista Marie Claire de um moço grafiteiro que se viu em maus lençóis quando ele e o amigo foram assaltados por uma gangue neonazista, que já chegou dando porrada.

Estava nesse palpitante momento, quando tive que descer do Metrô e adiar a leitura pra mais adiante. Mas a pergunta que o moço grafiteiro se fez e decidiu pichar na parede do Jockey Club do Rio em lugar de grafitar seus desenhos também não me saiu da cabeça até agora:

E se a África fosse branca?

Não precisa ir muito longe, não precisa chamar a Cruz Vermelha nem fazer filme de denúncia, nem comparar nossas modelinhos esquálidas com as cadavéricas negras da Somália. E bater no peito um mea culpa. E pedir perdão pelos pecados.É só perguntar mentalmente e roubar cinco minutos da vida sem tempo pra refletir na resposta óbvia, que todo mundo sabe.Ah, sim. Agora que cheguei em casa, vou retomar a leitura correndo pra saber o que aconteceu com os pobres grafiteiros!
Em tempo: não era crônica, e sim conto, com um tom de fim de mundo. Mesmo assim a pergunta continua não calando. E se a África fosse branca?

6 comentários:

Rodrigo disse...

Oi,minha deusa
Boa pergunta!!!Tudo por aqui seria diferente,tenha certeza!!
Gostei da indagação do grafiteiro ..

Bjs

Vanna disse...

Respondo perguntando, será q seria diferente? Aqui não somos um país negro e a miséria assola em muitos lugares.
Esse centro q vc fala é o do Rio?
Será q um dia vamos nos encontrar por aqui?
Bjs, lindo domingo e ótima semana.

Rui Carlo disse...

Oi, minha bela e linda deusa, eu ñ seio seria, e minha cabeça pequena não consegue conjecturar possibilidades, mas algo eu sei: o ser humano é muito injusto porque, dentre outras razões, é egoísta... bj saudoso

Mari disse...

Olá,amiga
Pergunta difícil essa do grafiteiro..e como disse o Rui,é difícil pensar em cima de possibilidades..Só uma coisa seria certa:No Brasil não haveria mulatos!!O que seria uma pena!!rs
bjs

Bonequinha de Luxo disse...

Não se esqueça de nos informar o que aconteceu com eles...
Mas,creio que essa pergunta ficará no éter..sem resposta..

Beijos

BETH ANAND disse...

Olá
Saudades de ti...gaúcha!

Como seria,né?Por certo eles não teriam vindo parar no Brasil para serem escravos....e talvez serimaos um país menos rico de cultura!!!

Beijão pro cê!